Thursday, April 24, 2008

Adeus ao Plástico!

Há tempos venho tentando me livrar de tudo o que é plástico em casa, principalmente na cozinha. Já tinha lido alguns artigos alertando sobre o perigo de armazenar alimentos em tupperwares e líquidos em garrafas plásticas, já que algumas substâncias tóxicas passam para a comida/bebida.

Quando fui escolher uma mamadeira para o Lucas -- ele toma leite de peito, mas mesmo assim precisa da mamadeira quando eu tiro o leite com a bomba -- procurei uma de vidro, mas não achei. Na pressa, peguei a de plástico mesmo. Pois ontem quase morri de dor na consciência. Uma amiga me mandou um artigo do NY Times falando sobre uma substância tóxica, o Biosphenol-A (BPA), utilizada na fabricação de plásticos duros e enlatados (aqui nos EUA, a lata de conserva tem um "forro" de plástico na parte interior; não sei se no Brasil as latas também são assim). Um estudo recente com pobres ratinhos de laboratório mostrou que o BPA causa alterações nos tecidos mamário e da próstata, ou seja, é substância cancerígena. Em 2004, um teste realizado com 2500 pessoas aqui nos EUA mostrou que 93% tinham traços de BPA na urina.

No Canadá, o BPA já é proibido por lei e não pode ser utilizado na fabricação de plásticos duros. Por aqui, infelizmente, são poucas as empresas que oferecem produtos "BPA-free". Como eu sei que no Brasil esse tipo de notícia demora um pouco a chegar, trato de passá-la adiante o mais rápido possível!

Para evitar a contaminação de bebidas e alimentos, opte por porcelana, vidro ou aço-inox. Deixe os enlatados de lado; consuma frutas e vegetais frescos ou congelados. E, para a água, o nosso bom e velho filtro de barro é, sem dúvida, uma ótima opção.

Bebês e crianças estão muito expostos ao BPA já que nos primeiros anos de vida bebem em mamadeiras e copinhos de plástico. É possível encontrar mamadeiras de vidro e copinhos "BPA-free". Vou deixar alguns links úteis pra quem quiser saber mais sobre o assunto. Ah! E se alguém não conseguir achar estes produtos no Brasil, eu posso mandar pelo correio.

Matéria do NYT - http://www.nytimes.com/2008/04/22/health/22well.html?_r=1&oref=slogin

Alguns links para quem procura opções aos produtos de plástico (principalmente para crianças):
Z Recommends
Nature Moms
Soft Landing

2 comments:

Jossiely said...

Nossa Carol será que as minhas "ninas" tem alguma coisa a ver com o uso abusivo e plásticos?
rsrsrs

Unknown said...

Tá, entendi. Mas qual é o lance da mamadeira de vidro? Não... err... quebra?